Instalações Elétricas.com
 
logo
a a a a a a a a a a
Home Contato barra
a a a a a a a a a a
Empresa Produtos Teoria Pratica Aplicações Didattico Eventos Downloads Dicas Comercial
barra
 
Contemporâneo: início da instalação elétrica do apartamento padrão

 

 

As obras do Edifício Contemporâneo da Construtora ACEC, um dos primeiros edifícios do Brasil a contar com a tecnologia de pré-automação em 100% de suas instalações elétricas, estão a todo vapor. A construção do edifício já está praticamente concluída e a instalação da parte elétrica foi iniciada.

Um edifício 100% pré-automatizado, cada um dos 40 apartamentos de 227m² do Contemporâneo, será entregue com infraestrutura elétrica flexível, ou seja, uma instalação inovadora que oferece comodidade, segurança, modernidade e funcionalidade, com custo reduzido de mão-de-obra e matéria-prima. Trata-se da utilização de relés de impulso para controle de iluminação e persianas comandados por botões pulsadores. Desta forma o morador pode escolher futuramente como e quando fazer um upgrade das instalações do apartamento. E a partir do momento em que houver interesse em automatizar tal instalação, mantém-se o mesmo cabeamento, e com pequenas mudanças de conexões no quadro, estará apta a receber componentes da automação, como keypads, sendo que a presença do relé continua tornando-se necessária, pois com ele é possível interfacear o sinal entre a futura controladora (por exemplo, um CLP) e a carga (iluminação, persianas ou outros).

Cada apartamento conta com 32 relés de impulso Finder Tipo 20.21 que controlam a iluminação, 05 relés de impulso Finder Tipo 20.28 que fazem controle de rotação das persianas e 1 DPS Finder Classe II da Série 7P que protege os equipamentos inseridos na instalação contra possíveis surtos na rede.

A utilização do cabo de comando composto por 2 pares de cabos trançados de apenas 0,5mm², além de tornar a instalação elétrica mais flexível e apta para upgrades e atender a exigência da norma NBR 5410, possibilitou a passagem dos 420m de cabos do apartamento em aproximadamente 10 horas, proporcionando rapidez, praticidade e menor custo de mão de obra para a construtora.

Com previsão de entrega para o 2º semestre de 2012, nos próximos meses serão apresentados mais detalhes do projeto Contemporâneo, que apresenta uma nova tendência na construção civil no Brasil. Confira a página exclusiva deste empreendimento.

09/12/2011


Topo