Instalações Elétricas.com
 
logo
a a a a a a a a a a
Home Contato barra
a a a a a a a a a a
Empresa Produtos Teoria Pratica Aplicações Didattico Eventos Downloads Dicas Comercial
barra
 
Aprender na prática é simples - Case SENAI Guarulhos

 

 

A Escola SENAI de Guarulhos (SP) é mais um exemplo de que “aprender na prática é simples”. Visando transmitir aos seus alunos os conceitos de automação predial, os docentes concluíram que muitas vezes não basta somente falar e demonstrar as tecnologias presentes no mercado, principalmente quando tais tecnologias ainda não fazem parte do cotidiano de todos os técnicos ou usuários.

Foi então que se criou um projeto para a automatização de um dos ambientes da própria escola, tanto para a demonstração prática, para atender as metas de redução de energia e responsabilidade social / ambiental, proposta pela instituição.

A oficina do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônico do SENAI de Guarulhos é dividida em quatro ambientes de ensino e possuía uma instalação convencional: circuitos manobrados pelo disjuntor, luminárias ligadas em fileiras, que não permitiam utilizar a iluminação apenas nos setores necessários, depósitos acionados por interruptores convencionais, que também permaneciam ligados sem necessidade.

Utilizando produtos Finder, todo o projeto elétrico da oficina foi refeito e o resultado não poderia ser diferente:

Utilização da iluminação apenas quando necessário

- Circuitos remanejados por ambiente, acionados por relés de impulso.
- Sensores de presença nos depósitos, otimizando o uso da iluminação

Aproveitamento da luz natural

- Luminárias próximas às janelas controladas por sensores fotoelétricos, que identificam a intensidade da luz natural e são acionados apenas no período noturno ou em dias nublados e chuvosos

Eficiência energética

- Um programador horário desliga todos os circuitos elétricos do ambiente, caso algum tenha sido esquecido acionado após o expediente noturno, e retorna a ligá-los no próximo dia de atividades.
-Aos finais de semana, o programador inibe os circuitos elétricos, minimizando ainda mais os riscos de manter a iluminação acesa desnecessariamente.
-Os jardins também foram automatizados através de programador horário, que aciona a irrigação em dias e horários pré-determinados.

O SENAI de Guarulhos também optou por utilizar lâmpadas de menor consumo, contribuindo ainda mais para a economia de energia. Também optou por marcas de qualidade para todos os outros materiais necessários para a execução e instalação do projeto, o que garante segurança e o desempenho esperado de cada produto.

Os estudos realizados pela própria escola comprovam uma significativa economia de energia elétrica, diminuição de custos do sistema energético e consequentemente no impacto ambiental.

Maurício de Sousa Lima, professor responsável pelo projeto e realização das instalações, comenta: “O retorno do investimento feito pela escola se dará em apenas 2 anos e meio. O ganho é mútuo na economia, pois ganha a instituição diminuindo o custo com a energia elétrica, ganha o aluno observando e tendo a consciência da importância do uso racional da energia através da tecnologia aplicada a um ambiente mais sadio. Ganha o país poupando seus recursos naturais e ganha o mundo com todos esses esforços conjuntos.”

Confira os produtos utilizados em mais este caso de sucesso

- Relés de impulso Série 20
- Programador horário Série 12
- Relé fotoelétrico Série 11
- Sensor de presença Série 18
- Relé de potência Série 55

03/12/2011


Topo