Instalações Elétricas.com
 
logo
a a a a a a a a a a
Home Contato barra
a a a a a a a a a a
Empresa Produtos Teoria Pratica Aplicações Didattico Eventos Downloads Dicas Comercial
barra
 
Residências em Campinas (SP) já produzem sua eletricidade

 

 

As residências brasileiras já estão seguindo as tendências da Europa e Estados Unidos e comecem a produzir sua própria eletricidade a partir da luz solar. Além da contribuição com o meio ambiente, os sistemas fotovoltaicos instalados em telhados também têm benefícios econômicos. Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica fornecem eletricidade para a residência junto com a rede elétrica. Toda a eletricidade produzida a partir do sol pode ser usada para o consumo próprio.

Quando existe luz do sol a residência usa sua própria energia. Nos períodos em que não existe luz solar a residência continua sendo abastecida normalmente pela rede elétrica pública.

O Brasil começa a fazer parte deste seleto grupo que gera eletricidade através do Sol. Em Campinas, São Paulo, já existe a primeira residência a contar com um sistema fotovoltaico. O sistema foi instalado em setembro/2012 e, através das 16 placas fotovoltaicas, haverá produção de energia suficiente para abastecer toda a residência.

Sistemas como este começam a ganhar espaço na região impulsionados pela regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que permite a auto-produção de eletricidade por consumidores residenciais sem a necessidade de armazenar em baterias. Neste modelo, a energia que o sistema solar produzir e que não for consumida imediatamente vai para a rede da concessionária e retorna para o cliente na forma de crédito de energia, podendo ser utilizado em até 36 meses. Caso não utilizado, este crédito pode ainda ser transferido para outras residências.

A instalação e m massa de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica vai contribuir para o aumento da disponibilidade de eletricidade em nosso país, ajudando a poupar água nos reservatórios das hidrelétricas nos períodos de seca. Além disso, os sistemas fotovoltaicos vão reduzir a necessidade de construir usinas baseadas em fontes poluentes, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida em nosso planeta.

O sistema da residência de Campinas foi desenvolvido e instalado pela Eudora Solar e contam com:

• DPS Finder Série 7P

• Medidores de Energia Finder Série 7E

Contribuição para a matéria: Jonas Rafael Gazoli e Marcelo Gradella Villalva | Eudora Solar | www.eudorasolar.com.br

19/12/2012


Topo