Instalações Elétricas.com
 
logo
a a a a a a a a a a
Home Contato barra
a a a a a a a a a a
Empresa Produtos Teoria Pratica Aplicações Didattico Eventos Downloads Dicas Comercial
barra
 
Contemporâneo: instalações elétricas e automação da área comum

 

 

As obras do Edifício Contemporâneo da Construtora ACEC continuam. Este é um dos primeiros edifícios do Brasil a contar com o conceito de pré-automação em 100% de suas instalações elétricas. Cada um dos 40 apartamentos de 227m² do Contemporâneo, será entregue com infraestrutura elétrica flexível, ou seja, uma instalação inovadora que oferece comodidade, segurança, modernidade e funcionalidade, com custo reduzido de mão-de-obra e matéria-prima.

O edifício possui ampla área comum que recebeu o conceito de pré-automação e também automação, ou seja, a construtora optou por realizar um upgrade nas instalações elétricas convencionais, deixando o local mais moderno. Isto só foi possível pela infraestrutura preparada previamente com pré-automação.

Áreas de circulação

- Circulação interna: o controle de iluminação se dá através de Sensores de Movimento Finder Série 18. Para áreas de pequenas movimentações, como banheiros e cozinha, foram aplicados os sensores de movimento específicos, como o tipo 18.31.8.230.0031, que possui um nível de sensibilidade diferenciado e muito alto.

- Circulação Externa: controle de iluminação através da luz natural com relé fotoelétrico Tipo 11.42. O produto aplicado nestes locais proporciona um controle inteligente, gerando economia através do acendimento gradativo da iluminação proporcionado por dois ajustes independentes de lux e duas saídas também independentes.

- Garagens: atendendo a necessidade da construtora em relação ao controle de iluminação de maneira sustentável e a otimização da vida útil das lâmpadas utilizadas no local, foram aplicados dois produtos Finder em conjunto: Série 18 (sensor de movimento) e Tipo 72.42 (Relé de Alternância de Carga). Desta forma, as lâmpadas são acionadas somente quando há movimentação no local e de forma alternada, ou seja, a cada passagem de carro ou pedestre, é acionado um conjunto de lâmpadas e na próxima passagem, o outro conjunto, garantindo igualdade de vida útil de ambos os grupos de lâmpadas. Também nas garagens, há Sensores de Movimento instalados destinados à sinalização luminosa de passagem de veículos, ou seja, o produto aciona um semáforo quando há carros transitando pelo local, garantindo a segurança dos condôminos.

Áreas de lazer

As áreas de lazer do Edifício Contemoporâneo são compostas por piscina, sauna, salão de festas, jogos, brinquedoteca, cozinha, banheiros e quadras poliesportivas. Tais ambientes são controlados através de pulsadores nos próprios locais ou pela guarita através de uma interface móvel, como tablets ou smartphones. Para as áreas de lazer, foi utilizado o conceito de pré-automação somado a um sistema de automação, denominado HOST (do parceiro Neocontrol). A estrutura foi preparada com cabos de pré-automação e contatores modulares Finder Série 22. Desta forma foi possível agregar um sistema de automação mais complexo, composto por uma central HOST, seu periférico Neogrid e a Fonte de Alimentação Finder Série 78, proporcionando interatividade e modernidade no controle da iluminação. Desta forma, o zelador ou síndico, podem determinar horários para o acendimento e desligamento da iluminação de determinadas áreas através da criação de cenas, como a “Master-OFF”, ou seja, com um único comando é possível apagar todos os ambientes de uma única vez.

Confira a página exclusiva deste empreendimento.

17/05/2013


Topo