<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> Instalações Elétricas.com
Instalações Elétricas.com
 
Finder
a a a a a a a a a a
Home Contato
Empresa Produtos Teoria Pratica Aplicações Didattico Eventos Downloads Dicas Comercial
 

Automação residencial: mais que um conceito.
Por engº José Juarez Guerra


A automação predial iniciou-se de uma necessidade: facilitar a vida de deficientes físicos com segurança e mobilidade. Hoje, cada vez mais constante em residências, prédios e empresas, a automação tornou-se sinônimo de alta tecnologia e conforto.

No Brasil, a automação começou a tomar novas proporções com o advento e a massificação do DVD, que proporciona lazer e conforto dentro de casa.

Ao criar cenários de iluminação para assistir a um bom DVD, despertou-se o interesse em outros produtos como controle de acesso visando mais segurança nos lares, pisos aquecidos, irrigação automática de jardim, controle de ar condicionado e energia visando redução de custos e conforto, persianas motorizadas com controles automáticos, monitoramento através de câmeras de vídeo conectadas em rede com imagens disponibilizadas pela casa e visualização remota, etc.

É importante frisar que existem disponíveis varias tecnologias e algumas muito recentes, como as redes sem fios (wire less), comando de voz, chaves e cartões com código eletrônico e biométrico para autorizar o acesso de cada morador na casa, podendo ainda ter a possibilidade de se identificar pela voz ou pela íris.

Porém, há alguns aspectos a serem considerados:

A demanda para se adquirir ou adaptar imóveis que passam a incorporar estas tecnologias (ou parte delas) vem crescendo dia-a-dia, porém a pergunta é: Estamos nos preparando?

Sob o ponto de vista do fabricante, torna-se difícil atingir níveis de vendas significativos uma vez que a tecnologia ainda não foi disseminada e compreendida pelos usuários, arquitetos, projetistas, distribuidores e sobre tudo pelas instituições de ensino que devem formar mão-de-obra para atuar neste mercado emergente.

A mística de que automatizar é caro se apresenta quando qualquer profissional do ramo apresenta alguma solução para o usuário final e o auto-questionamento deste é certo: “Isto não está ao meu alcance” ou “Posso pagar?”. Este paradigma pode e deve ser quebrado apresentando-se soluções simples de baixo custo, como a utilização de minuterias eletrônicas (com varias funções), relés de impulso para iluminação acionados ou não por controle remoto, programadores horários, sensores de presença, sensores fotoelétricos de alta precisão ou ainda dimmers. Estas tecnologias agregadas, por exemplo, ao controle de acesso através da digital, ou ainda ao comando de voz, pode se tornar uma alternativa simples e barata na automatização da residência, podendo ainda ser implantada gradativamente, não necessitando de cabos, eletrodutos ou instalações especiais para tal.

Sob o ponto de  vista das construtoras de grandes condomínios, a valorização do imóvel será privilegiada, porém é muito importante preparar o empreendimento com infra-estrutura, como cabeamento estruturado nos apartamentos-tipo para integrar as tecnologias, pois o cliente poderá conhecer e escolher qual tecnologia ele poderá implantar. O sonho do cliente é do tamanho do bolso dele! A construtora deve oferecer um produto que possibilite a realização dos sonhos de seus clientes, mesmo que se tornem realidade num futuro próximo.

O mercado ainda não conhece a fundo os conceitos, possibilidades e benefícios da automação predial e a mudança de hábitos e cultura não acontece em curto prazo. Por este motivo, a Finder aposta na disseminação da tecnologia através do ensino, pois os jovens de hoje são os futuros profissionais. Clique aqui e conheça o departamento Didattico da Finder.

   

Topo